terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Pós Graduação para agentes de Segurança Pública financiado pelo Governo Federal


Renaesp presente em todo o país

Brasília, (MJ) 11/12/2007 - A Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) possui agora 65 universidades credenciadas. O acordo com as instituições foi firmado na tarde desta terça-feira (11), em solenidade no Ministério da Justiça. O crescimento da Rede, que contava com 22 instituições, faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Para o ministro Tarso Genro, a Renaesp ajudará a colocar em prática os procedimentos pretendidos pelo Programa.

O ministro lembrou que, quanto mais preparado, mais o policial irá agir com respeito à sociedade. “É uma linha de uma polícia moderna, um sistema de segurança pública moderno”, afirmou. “Que saiba exercer a força quando necessário, mas que ao mesmo tempo inaugure uma nova relação com a população: que os agentes da segurança também sejam protegidos e prestigiados pela sociedade”.


Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, a Rede será bem sucedida na medida em que houver integração entre os entes federativos. Já o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida, lembrou que justiça e educação caminham juntas para a construção de uma sociedade melhor – a instituição foi a primeira a firmar parceria com o Ministério e disponibilizar um curso dentro do projeto. O ministro da Educação, Fernando Haddad, por sua vez, disse que os desafios são difíceis, mais podem ser superados. Além do Bolsa-Formação e da remição da pena por estudo nas penitenciárias, ele citou recente edital de pesquisas sobre segurança pública aberto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como proposta educacional que pode ajudar a contribuir para a melhoria da segurança. “O governo federal tem combinado ações. Elas precisam ser potencializadas”, defendeu. 80 universidades Das 65 instituições que foram credenciadas hoje, 50 serão contratadas até o próximo dia 31 de dezembro. As outras 15 terão o convênio firmado em 2008. Com o credenciamento, a Renaesp estará presente em todo o país – exceto no estado de Rondônia. São 37 universidades privadas e 29 públicas. Em 2008, o objetivo é chegar a 80 instituições parceiras e capacitar 5250 mil policiais. Até 2012, serão investidos R$ 54,560 milhões no projeto. Em funcionamento desde o final do ano passado, a Renaesp atende hoje 1,6 mil policiais militares, civis, bombeiros e guardas municipais.


A Rede é composta por cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). As aulas abordam temas como ética, direitos humanos, sociologia e técnica policial. Junção Com a implantação do Pronasci, juntou-se à Renaesp a Rede de Educação a Distância (EAD), que também foi desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Programa unificou as duas modalidades de curso, que tratam de temas semelhantes. Por meio deles, os policiais terão direito a requerer o Bolsa-Formação. Atualmente, a EAD pode ser acessada pelos profissionais da área de segurança pública em 60 telecentros espalhados pelo país. No ano que vem, este espaço será ampliado para 200 pontos.
LINK SITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário